quinta-feira, 8 de abril de 2010

DICAS PARA UM SONO PERFEITO.

Você já ouviu falar em higiene do sono? Ãhn?

Pois é, ela existe e está aí para você fazer diariamente, tão necessária e básica como escovar os dentes. O conceito de higiene está baseado em tudo aquilo que contribui para uma vida saudável e se aplica perfeitamente ao sono.

Alguns hábitos de higiene do sono talvez já sejam familiares pra você. Evitar nicotina, cafeína e estimulantes antes de domir, por exemplo. Mas a seguir, você confere 6 inéditos, eu aposto.


#1 Deixe o seu quarto geladinho como uma caverna. Eu sei, o verão está pegando pesado. E você reparou como nesta época muita gente reclama que não consegue dormir bem? A temperatura tem a ver com o sono, claro. Veja os morcegos. Dormem, em média, 16 horas por dia. O segredo? Ambiente escuro e gelado.

#2 Esqueça aquele cafezinho logo depois do almoço. A cafeína prejudica a absorção de nutrientes, como o ferro, que é importante para a qualidade e duração do sono.

#3 A não ser que você more numa kitinet que mal caiba você dentro, evite fazer atividades na cama. Não jogue baralho, não fale ao telefone, não escreva, não coma, não fique horas no laptop, não veja televisão e não assista filme deitado na bendita cama. Ela é lugar de dormir ou de fazer outras coisas que não passam no horário nobre da TV.

#4 Deitou. Passaram-se 20 minutos. Você não dormiu. Levante. Vá ler um livro, escutar uma música relaxante, tomar um chá, ver um álbum de fotos ou escrever algo à mão. De preferência, em outro cômodo da casa. Procure associar seu quarto a um lugar agradável, em que você se sinta bem. E não aquele quarto @$%¨*& (trilha sonora “piiiii”) em que você rola de um lado pro outro na cama e não dorme por nada no mundo.

#5 “Cochilar depois do almoço, pode? Ou significa que estou sendo porquinho no quesito higiene do sono?” Pode sim. Antes das 3 da tarde, nunca depois. E não exagere. É um cochilo. Deve durar menos de uma hora.

#6 Não é a toa que deixei esta dica para o final. Para muitos, é a mais difícil de se colocar em prática. Se você vai sair para tomar uma cervejinha com a galera ou degustar um bom vinho em casa, ligue o cronômetro. Você só estará habilitado para dormir seis horas depois. Ou seja, não se deve beber álcool, no mínimo, seis horas antes de ir pra cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! E continue contribuindo para melhoras deste blog, para contato, sugestões, critícas, elogios ou para mandar suas matérias para serem publicadas entre em contato pelo e-mail: dario-bp@hotmail.com.